Portalphb - Portal de Notícias de Parnaíba,Piauí,Brasil


Opinião: Cultura nós temos, dinheiro para pagar os grupos não!

Não sou músico, ator, e não participo de nenhum grupo cultural, mas, sem falsa modéstia, eu tenho autoridade para falar de cultura em Parnaíba. Há anos que faço a cobertura dos maiores eventos culturais de nossa cidade e, nesses muitos anos de labuta e prazer, nunca tive oportunidade de ver o Gestor Público honrar com os compromissos financeiros dos grupos culturais, dentro dos seus vencimentos acertados. Entra ano, sai ano e é sempre a mesma reclamação: ``Prefeito, quando você vai pagar o evento (folguedos / carnaval) do ano passado?``.

Com a minha coerência de sempre, preciso enaltecer o ganho de qualidade que nossa cultura ganhou nos últimos anos. É bem verdade que, 80% do mérito, se deve a essas pessoas que fazem o possível e o impossível para colocar seus grupos na rua, às vezes ficando devendo no comércio e noutras vezes pegando dinheiro emprestado com agiotas para não deixar morrer a nossa cultura. Nesse caso, os meios justificam os fins.

Não sei exatamente qual a dificuldade e o gargalo da Prefeitura nesse quesito. Não sei se é falta de habilidade administrativa do Prefeito ou se é ineficiência dos seus muitos e muitos secretários, mas uma coisa é certa, não é por falta de dinheiro em caixa. Se o problema fosse financeiro deveria estar faltando dinheiro também para pagar as portarias (mensalinhos) a alguns Vereadores, na verdade, a mais de 90% dos Vereadores de Parnaíba. Essa prática é ilegal e criminosa, mas, pasmem, existe um único (a) Vereador (a) que ganha mais de uma dezena de portarias da Prefeitura. Deve ser por esse motivo que há 3 (três) mandatos que esse Vereador (a) não perdem uma eleição, afinal de contas, dinheiro para comprar votos não falta.

Florentino Neto Veras (PT), é preciso ser homem, é preciso ser honrado, é preciso ser bom administrador e pagar em dia os compromissos que a Prefeitura assume com essa gente, gente humilde, batalhadora e que não mede esforços e recursos para não deixar nossa cultura desaparecer vez.

Fonte: Walter Fontenele
Foto: Walter Fontenele
Edição: Walter F. Fontenele/PortalPhb
Postada dia 10/07/2016 às 13:43