Portalphb - Portal de Notícias de Parnaíba,Piauí,Brasil


Montanha de areia intransponível impede acesso a Lagoa do Portinho

Uma enorme montanha de areia interdita uma das principais vias de acesso a Lagoa do Portinho em Parnaíba, mesmo já tendo sido gastos quase R$ 1 milhão de dinheiro público para remanejar a Duna e liberar a estrada.

A Lagoa do Portinho sempre foi um dos principais atrativos para os turistas que visitam o litoral do Piauí. Infelizmente, devido à ação da natureza e o descaso dos poderes públicos, Municipal e Estadual, o local encontra-se abandonado e entregue a própria sorte.

Os poucos turistas que ainda se arriscam a conhecer a região precisam fazer um desvio, desvio esse feito pela iniciativa de alguns proprietários de bares e restaurantes do local. A estrada de barro vermelho feita pela iniciativa privada já apresenta muitos buracos e em época de chuvas fica praticamente intransitável, necessitando de constantes manutenções para que o acesso a um dos nossos principais pontos turísticos não fique totalmente prejudicado.

Essas fotos que nossa reportagem colheu mostram bem o volume de areia acumulado em pouco tempo. Do alto da montanha de areia é possível ver alguns prédios da cidade de Luís Correia e muitas casas de bairros próximo da localidade Portinho. Apesar da dificuldade para se chegar ao cume da montanha foi possível ver e falar com um grupo grande de turistas de Belém, que ficaram aterrorizados com a situação de sequidão da Lagoa do Portinho, antes só conhecida por eles através de fotografias e alguns vídeos que circulam pela internet. ``É Deus criando e o homem destruindo.`` Declarou o Sr. Adalberto Pamplona, aposentado do Banco do Brasil.

Infelizmente, a Lagoa do Portinho é um retrato fiel do descaso dos Poderes Públicos, Municipal e Estadual. É importante salientar que o Poder legislativo de Parnaíba tem também sua parcela de culpa, pois dos 17 (dezessete) Vereadores eleitos e pagos com o dinheiro do contribuinte para representa-los, excetuando-se uns 3 (três) ou 4 (quatros) nada fizeram de prático para resolver esse grave problema ambiental, muito pelo contrário, pois alguns, mancomunados com a Presidente da Associação dos Moradores da Localidade Portinho, ainda fizeram de tudo um pouco para atrapalhar as tratativas de minimizar o problema.

Falácias e nada mais


``Este é um fenômeno natural. Há cinco anos chove menos de 60% do esperado para a região e o canal que ligava o Rio Portinho à lagoa foi obstruído pelas dunas deixando de levar a água das grandes marés, o que contribuiu ainda mais para a seca``, declarou o superintendente da Semar, Ricardo Moura Fé. ``Um projeto está sendo desenvolvido para fazer a abertura de um canal natural do rio para a lagoa e, além disso, está sendo estudada a possibilidade de interligar algumas bacias naturais de acumulação da água da chuva, abrindo pequenos canais até a Lagoa do Portinho.`` enfatizou o Superintendente, Moura Fé há alguns meses.


Portanto, a expectativa da população do litoral do Piauí ter sua Lagoa do Portinho cheia novamente passa por muita reza e oração, como declarou uma pessoa ligada a Prefeitura Municipal de Parnaíba. ``Não existe nada que o homem possa fazer nessa situação a não ser pedir que Deus mande chuvas para a região.`` Oremos.




Fonte: Walter Fontenele
Foto: Walter Fontenele
Edição: Walter F. Fontenele/PortalPhb
Postada dia 08/07/2016 às 12:57