Portalphb - Portal de Notícias de Parnaíba,Piauí,Brasil


A qualidade das proposições da Câmara dos Vereadores de Parnaíba

A transparência e a prestação de contas são essenciais para promover a participação social, uma realidade cada vez mais necessária.

O Legislativo de Parnaíba vive seus últimos meses da atual legislatura, que termina em 31 de dezembro. Qual foi a influência dessa Legislatura na vida das pessoas? Se formos analisar friamente, como deve ser, as proposições apresentadas nesses últimos 4 (quatro) anos não causaram impacto na vida da população, pelo menos das pessoas mais necessitadas, salvo raras exceções.

Mais de 80% das proposições enviadas ao Plenário da Câmara dos Vereadores não surtiram nenhum efeito na qualidade de vida do povo, ou por serem proposições não atendidas pelo Executivo ? que foram muitas ? ou por serem proposições para ``inglês ver``, como por exemplo: Medalhas do Mérito Legislativo e Título de Cidadania Parnaibano.

``É preciso haver mais critério na concessão dessas honrarias.``, ressaltou o Vereador Carlson Pessoa. No que eu concordo em gênero, número e grau. As últimas sessões ordinárias da Câmara dos Vereadores, antes do recesso, foram praticamente para a tramitação de tais proposições. É bom que fique claro que não sou contra essas concessões, mas é preciso que os Vereadores tenham mais critérios nas suas escolhas. ``Todo final de legislatura é sempre igual. Isso tudo é apenas uma forma de ativar o ego de algumas pessoas influentes que poderão retribuir a gentileza em forma de voto.`` Ressaltou um velho amigo que conhece os bastidores da política de Parnaíba como ninguém.

À população tem sua dose de culpa nesse cenário político local. É preciso mais participação do povo nas decisões políticas do munícipio e, principalmente, é preciso mais critério na hora de escolher seus representantes. ``São todos iguais, não adianta trocar, nada muda.`` Declarou uma pessoa que com quem conversei há alguns dias. Esse, infelizmente, é um juízo de valor que se criou acerca da imagem do político brasileiro. Mas, será que não existem pessoas de boa índole e honesta na política do nosso país? Duvido muito que não existam, mas fica o tema para nossa reflexão.

Fonte: Redação
Foto: Divulgação
Edição: Walter F. Fontenele/PortalPhb
Postada dia 04/07/2016 às 12:40