Portalphb - Portal de Notícias de Parnaíba,Piauí,Brasil


O Vereador que queremos

Recentemente eu fiz um levantamento medindo o desempenho parlamentar dos Vereadores de Parnaíba. O resultado do desempenho dos nossos representantes foi catastrófico, com apenas 5 Vereadores considerados atuantes, dos 17 que compõe o Legislativo parnaibano. Alguns Vereadores fazem seus mandatos apenas através de requerimentos, pífios, diga-se de passagem, e quase nunca participam dos debates com os seus pares.
O mais grave é perceber que, enquanto a população reclama de problemas que poderiam ser evitados mediante a atuação dos Vereadores, a grande maioria deles se omite, deixando assim de cumprir com a sua principal função constitucional, que é legislar.

Diante da inercia e da falta de capacidade da maioria dos Vereadores, é comum ouvir as pessoas criando juízo de valor e alardeando que vereador não faz nada e que só pensa nos altos salários no final do mês. A ausência de cidadãos nas sessões ordinárias é um termômetro desse desinteresse e descrença da população na categoria.

Pesquisas apontam que parte do eleitorado não sabe sequer em quem voltou na última eleição. Número igual ou superior ignora o que seu representante tem feito no mandato, que projetos têm defendido, como tem se portado em sua vida pública.

Este ano teremos eleição municipal. O eleitor terá parnaibano terá a chance de eleger novos vereadores e prefeito. A composição da Câmara dos Vereadores é fundamental para a boa gestão administrativa do munícipio.

Que entre os critérios adotados pelos eleitores para a escolha de seus candidatos esteja o compromisso com a população, a independência e a coragem, para que tenhamos bons representantes no legislativo.


Fonte: Redação
Foto: Divulgação
Edição: Walter F. Fontenele/PortalPhb
Postada dia 25/06/2016 às 23:22