Portalphb - Portal de Notícias de Parnaíba,Piauí,Brasil


O que é o ``voto de cabresto``?

Uma das mazelas mais anacrônicas da vida política brasileira, e que teima em sobreviver, o ``voto de cabresto`` ainda é responsável por boa parte dos votos obtidos por alguns Vereadores de Parnaíba que desejam se perpetuam no Poder.

Segundo a Wikipédia: ``O voto de cabresto é um sistema tradicional de controle de poder político através do abuso de autoridade, compra de votos ou utilização da máquina pública``.

A figura dos velhos coronéis que protagonizaram tantos e tantos folhetins da Rede Globo, como o Coronel Saruê, de ``Velho Chico`` foi muito comum durante o inicio da república, principalmente nas pequenas cidades do Nordeste brasileiro. Os velhos coronéis, em sua maioria, já foram dessa pra melhor, mas, em alguns casos, deixaram uma grande prole disposta a continuar com o Poder político, custe o que custar.

Em Parnaíba não é difícil vermos ainda resquícios dos velhos coronéis que ainda sobrevivem no cenário político, dos mais baixos aos mais altos cargos da administração pública. Muitos eleitores ficam estupefatos como eles sobrevivem na política por tantos anos, mal sabem eles, os eleitores, que são a mola propulsora desses coronéis da atualidade.

Em outubro de 2016, mais uma vez, o eleitor terá nas mãos a oportunidade de acabar com esse símbolo do retrocesso, que sempre beneficia os poderosos herdeiros do velho coronelismo em detrimento dos que mais precisam de benefício, à população.

Compra e venda de voto é ilegal e imoral. Portanto, escolher o candidato com a consciência ainda é, por mais absurdo que pareça para alguns, a melhor saída para começarmos a iniciar a luta vitoriosa contra a corrupção.


Eu não vendo o meu voto, e você?

Fonte: Walter Fontenele
Foto: Divulgação
Edição: Walter F. Fontenele/PortalPhb
Postada dia 20/06/2016 às 10:36