Portalphb - Portal de Notícias de Parnaíba,Piauí,Brasil


Você sabe em quem votou para Vereador de Parnaíba, em 2012?

Você lembra em qual candidato a Vereador votou na eleição de 2012? Apesar de alguns dos vereadores eleitos há quatro anos terem conquistado, além de uma vaga no Legislativo, espaço na mídia, os eleitores nem sempre lembram o nome que digitaram nas urnas no pleito municipal de 2012.

Algumas pessoas a quem fiz essa pergunta apostam que os eleitores esquecem em quem votaram devido ao afastamento do Vereador eleito dos seus eleitores, eleitores esses que eles, os Vereadores, só lembram que existe de quatro em quatro anos. Foi o que relatou, Ana Maria, vendedora no Parnaíba Shopping. Essa, por incrível que pareça, foi à justificativa mais ouvida pelas pessoas que não lembraram em que votaram para Vereador, em 2012. Outra boa desculpa já é tema de estudos há vários anos, e confirma que o eleitor não se preocupa muito com os candidatos a cargos de representatividade, se preocupando tão somente com a eleição ao cargo majoritário, o que é um erro crasso.

O cargo de Vereador, apesar da pouca importância que alguns atribuem a ele, é um cargo de muita relevância, que necessita um bom exame na hora da escolha por parte do eleitor. Muitos eleitores pensam que para ser um Vereador de sucesso basta ser popular e, pensando assim, em todas as eleições Municipais para Vereador de Parnaíba, os eleitores sempre elegem um candidato popular, ``da hora``, como me disse a estudante da UFPI, Denise. O grande problema desses candidatos, ``da hora``, é que, em quase 100% dos casos, são candidatos totalmente despreparados para assumir uma função de Legislador e de fiscalizador do Executivo, tanto é verdade que, na sua maioria, são classificados como ``voto de protesto``.

``Os tempos são outros, o eleitor de hoje não é o mesmo de 2012``, ressaltou André Pereira professor do Ensino Fundamental. Se essa afirmação for verdadeira, o que eu acredito em gênero, número e grau, é de se esperar que na próxima eleição tenhamos algumas boas novidades no cenário político parnaibano. Quem aposta?

Fonte: Walter Fontenele
Foto: Divulgação
Edição: Walter F. Fontenele/PortalPhb
Postada dia 18/06/2016 às 13:33