Portalphb - Portal de Notícias de Parnaíba,Piauí,Brasil


Os defensores da moral e dos bons costumes

O Legislativo de Parnaíba conta com 17 Vereadores, sendo 2 (dois) de oposição (Carlson Pessoa e Bernardo Rocha) e 15 (quinze) da situação.

Nessa queda de braço entre oposição e situação quem mais perde - como sempre - é à população.

Na atual composição do Legislativo de Parnaíba o Prefeito, Florentino Neto (PT), é considerado um semideus, sendo brindado de todas as formas pelos Vereadores da situação, com uma rara e salutar exceção, a Vereadora, Fátima Carmino, que sempre atua com coerência em seus posicionamentos. Uma simples critica vinda dos Vereadores de oposição, por mais inexpressiva que seja já é motivo para que os ``guardiões da moral e dos bons costumes`` acirrem o debate na defesa, muitas das vezes do indefensável. É sabido por todos que boa parte do Legislativo de nossa cidade é abastecido com recursos extras vindo do executivo, os chamados, ``mensalinhos``.

A prática dos ``mensalinhos`` é recorrente na política brasileira, inclusive já foi alvo de investigações quando o Deputado, Roberto Jefferson, botou a boca no trombone e denunciou os seus pares, no escândalo que ficou conhecido como ``mensalão``. Pois bem, ``mensalão`` e ``mensalinho`` são exatamente a mesma coisa, tendo como único diferencial o volume de dinheiro desviado dos cofres públicos para pagar apoio político.

O jornalista, Bernardo Silva, um velho conhecedor dos bastidores da política do munícipio, escreveu: ``Os vereadores da base do governo municipal têm uma preocupação enorme em saírem na defesa do prefeito Florentino Neto quando eventualmente um dos vereadores da oposição (Carlson Pessoa ou Bernardo Rocha) batem mais pesado na administração. Até parece que eles se esquecem que se elegeram para defender os interesses da população, não os do governo. Mesmo sabendo que os setores saúde e educação no município vivem um caos, quase nunca eles criticam. E quando o fazem é com um cuidado desconcertante. Como se pisassem em ovos. Por isso nunca o prefeito se preocupou em escolher um líder do governo. Todos brigam para desempenhar o papel. Para ficarem bem com o prefeito e fazerem jus ao ``mensalinhos``, distribuído através das portarias que estão aí comprometendo as receitas municipais. São cargos comissionados ofertados muitas vezes a incompetentes, que nada produzem em prol do município. O que fazem é apenas elogiar as pequenas coisas que a prefeitura realiza, inclusive o trivial, o óbvio ululante. Para tudo eles têm um ``PARABÉNS``.

Os valores que são desviados dos cofres públicos para pagamentos de apoio ao Legislativo pelo Executivo é um segredo guardado a sete chaves. O Vereador, Carlson Pessoa (PPS), já denunciou a falta de informações atualizadas sobre os comissionados, que deveriam constar no endereço eletrônico da Prefeitura Municipal de Parnaíba, mas que misteriosamente, desde janeiro do corrente ano não foram mais atualizados. Alguém suspeita por quê?

Fonte: Walter Fontenele
Foto: Divulgação
Edição: Walter F. Fontenele/PortalPhb
Postada dia 12/06/2016 às 10:29