Portalphb - Portal de Notícias de Parnaíba,Piauí,Brasil


Com o crescimento desordenado cresceram também os problemas

Parnaíba é uma cidade de médio porte, não é, mas aquela cidadezinha provinciana de décadas atrás. Com o crescimento desordenado cresceram também os problemas.

O crescimento populacional teve como consequência a criação de novos bairros e/ou conjuntos habitacional que, na grande maioria, sofrem com a falta de infraestrutura básica: Transporte Público, iluminação pública, segurança, etc.

Transporte Público


É sabido por toda à população de Parnaíba da grande deficiência do transporte público de nossa cidade. Transporte público esse que não é de graça, é pago e muito bem pago pela população, mas que em contrapartida não apresenta melhorias no serviço há vários anos.


Em 2.011, a Cooperativa do Transporte Público de Parnaíba - Coopertranp entrou com uma liminar contra a Prefeitura Municipal de Parnaíba para que fosse cancelada toda e qualquer licitação para implantação de um transporte público de qualidade. Essa novela se arrasta há 6 anos sem que a Prefeitura Municipal de Parnaíba interceda para derrubar essa decisão judicial provisória.

A sociedade organizada e entidades representativas de classes já foram a Câmara Municipal de Parnaíba para buscar solução e ajuda, mas todas as tentativas param na liminar inderrogável da Coopertranp, que por sua vez, não sinaliza em busca de melhoramentos do setor. Para eles vale a velha máxima: ``Em time que está ganhando não se mexe``. Mas, de onde vem todo esse Poder da Coopertranp? Dizem ás boas línguas que esse Poder todo vem de dentro da própria Câmara Municipal de Parnaíba, Poder esse representado por um dos membros do legislativo e que seria laranja numa das empresas de transporte público de Parnaíba. Infelizmente, ainda não foi possível provar tais insinuantes que corre pelas rodas de amigos em praticamente toda a cidade e enquanto, à população padece.

Iluminação Pública


Reclamar de energia elétrica em Parnaíba é ``chover no molhado``. Mas, os problemas de iluminação pública por que passa a maioria dos conjuntos habitacional de nossa cidade é mais grave ainda. Sem iluminação pública adequada e sem postos policiais nas redondezas, os moradores dessas áreas sofrem constantemente com o crescimento da violência.
O major, Lucena, comandante do Batalhão Major Osmar, vem se desdobrando, mas, com poucos recursos humanos e estruturais as nossas instituições de segurança pública pouca coisa pode fazer. Mesmo com pouco efetivo, é de se valorizar o trabalho do Major e de todos os outros agentes policiais de nossa cidade, pelo trabalho incansável na luta contra a criminalidade.

Portanto, Parnaíba é sim uma cidade com muitos problemas, diferentemente, do que alguns pensam e alardeiam. É preciso que, população e políticos com mandatos, abracem os graves problemas de Parnaíba para que possamos realmente crescer de forma ordenada.


O momento político por que passa o país é adequado a mudanças, não apenas de pessoas, mas, e, principalmente, de postura.




Fonte: Walter Fontenele
Foto: Divulgação
Edição: Walter F. Fontenele/PortalPhb
Postada dia 24/05/2016 às 16:33