Portalphb - Portal de Notícias de Parnaíba,Piauí,Brasil


A função do Vereador é Legislar, a do eleitor é votar e fiscalizar

Na pesquisa quantitativa e qualitativa para determinar o desemprenho parlamentar dos Vereadores de Parnaíba, constatamos que ao menos 3 (três) Vereadores não apresentaram um único Projeto de Lei na Legislatura que termina no próximo dia 31 de dezembro. A grande maioria dos Vereadores fazem seus mandatos através de requerimento e discurso, sem falar que há outros que quase nunca se pronunciam.

Outro fator grave é que boa parte dos problemas que à população reclama em nossa cidade poderiam ser evitados mediante a atuação dos Vereadores com a criação de Leis. Quando os Vereadores se omitem, eles deixam de cumprir sua função principal, que é Legislar.

Diante da falta de comprometimento da maioria dos nossos Vereadores, é comum ouvirmos comentários de que ``Vereador não faz nada``, mas ganham altos salários.

Essa falta de comprometimentos de alguns Vereadores pode ser explicada pela falta de fiscalização e de cobrança dos eleitores. A ausência do eleitor nas sessões ordinárias da Câmara dos Vereadores é um termômetro desse desinteresse e descrença na classe política.

Perguntas simples podem medir o grau de interesse do eleitor com a política local: Você sabe em quem votou na última eleição para Vereador? Você sabe quantos Vereadores existem na Câmara Municipal de Parnaíba? Você sabe o nome dos Vereadores eleitos em 2012? Se fôssemos medir uma pesquisa em cima apenas dos questionamentos acima, com certeza, a maioria esmagadora dos entrevistados não responderia de forma satisfatória a esses questionamentos.

Este ano teremos eleição municipal. O eleitor terá a chance de eleger novos Vereadores. A composição do Legislativo Municipal é fundamental para a boa gestão pública. Que entre os critérios adotados para a escolha de seus candidatos esteja o compromisso com a população, a independência e a coragem, para que tenhamos bons representantes no legislativo, empenhados em defender os interesses coletivos.

Fonte: Walter Fontenele
Foto: Divulgação
Edição: Walter F. Fontenele/PortalPhb
Postada dia 21/05/2016 às 20:38