Portalphb - Portal de Notícias de Parnaíba,Piauí,Brasil


Em audiência pública, Câmara de Parnaíba discute combate à homofobia

Em audiência realizada nesta segunda-feira (16/05) na Câmara Municipal de Parnaíba, foram discutidas pelos participantes, políticas públicas de Combate à Homofobia. O debate foi proposto pela vereadora Fátima Carmino, que teve o tema sugerido pelo Grupo Unificado de Apoio a Diversidade Sexual de Parnaíba - Guará.

Participaram das discussões, além da vereadora Fátima Carmino, que presidiu a audiência, o vereador Antônio Diniz. Além dos parlamentares, os representantes do Grupo Guará, Wellington Araújo e Jessyka Rodrigues, a coordenadora do COAS/CTA, Centro de Testagem e Aconselhamento em HIV/Aids, Alice Vitória Sampaio, Doté Thiago de Iemanjá (Renafro), superintendente municipal de cultura Helder Souza, o defensor público Marcos Siqueira, o comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar do Piauí, tenente-coronel Adriano Lucena, o gestor operacional do Núcleo de Enfrentamento à Violência, Raimundo Santos, a representante da comissão da diversidade da OAB - subsecção Parnaíba, Cataria Farias e da secretaria municipal de educação, Ana Cristina Oliveira.

Durante as falas, foram construídos encaminhamentos para a elaboração de políticas públicas voltadas ao combate da homofobia, desde a sensibilização da sociedade como também as ações por parte do poder público, que promovam a melhoria nos serviços de saúde e educação.

Entre as demandas da audiência pública, foram propostas durante a discussão: a criação de uma coordenadoria municipal dos Direitos Humanos, um conselho municipal dos direitos humanos, a expansão do Grupamento de Atendimento Especial à Criança, ao Idoso e a Mulher - Gaecim, para que este passe a atender casos de LGBTfobia, dentre outros.

A vereadora Fátima Carmino enfatizou a importância do respeito à condição das pessoas, onde será possível uma boa convivência na sociedade. A parlamentar lembrou que atos de preconceito não atinge somente uma pessoa, mas também a sua família.

Fonte: Tacyane Machado / Ascom Vereadora Fátima Carmino
Foto: Walter Fontenele
Edição: Walter F. Fontenele/PortalPhb
Postada dia 17/05/2016 às 17:59