Portalphb - Portal de Notícias de Parnaíba,Piauí,Brasil


Debate acalorada marcou a sessão da CMP da terça-feira (10)

Na sessão ordinária dessa última terça-feira (10), houve um grande entrevero entre a Vereadora, Fátima Carmino, e os vereadores, Gustavo Lima ? Presidente da Casa ? e Neta Castelo Branco.

O debate foi por conta de um requerimento verbal da Vereadora, Fátima Carmino, solicitando o uso da Tribuna Livre para o representante de um grupo de alunos secundaristas que foram até a Câmara Municipal de Parnaíba para reclamar do aumento da passagem no transporte coletivo, que passou de R$ 1,50 para R$ 1,80.

O Presidente da Câmara, Gustavo Lima, negou o requerimento da Vereadora se baseando no Artigo 39, do Regimento Interno da Câmara: ?Art. 39 A Tribuna da Câmara poderá ser utilizada por pessoas estranhas à Câmara, observando os requisitos e condições estabelecidas nas disposições seguintes: § 2º Para fazer uso da Tribuna é preciso: II ? Proceder à sua inscrição em livro próprio na Secretária da Câmara, através de requerimento, com antecedência mínima de 48 (quarenta e oito horas)?.

A Vereadora, Fátima Carmino, argumentou que, por inúmeras vezes, esse Artigo do Regimento Interno da Câmara já havia sido quebrado por solicitação de outros Vereadores. A cada nova argumentação da Vereadora, Fátima Carmino, os alunos presentes na sessão se manifestavam a favor com aplausos e gritos de ordem. A discussão foi ficando acalorada até a hora que o Presidente da Câmara, Gustavo Lima, disse que a Vereadora estava tentando jogar os alunos contra os membros da Casa e que depois de encerrada a sessão falaria pessoalmente com os estudantes que, nesse momento, já estavam deixando as dependências da Câmara.

Quando os ânimos já estavam se acalmando, a Vereadora, Neta Castelo Branco ? membro da Mesa Diretora ? fez duras críticas a Vereadora, Fátima Carmino, relembrando uma vaia que os Vereadores levaram quando participavam da Parada da Diversidade do ano passado. Segundo a Vereadora, Neta Castelo Branco, a manifestação negativa do grupo contra os Vereadores teria sido patrocinado pela Vereadora, Fátima Carmino.

Depois das discussões, ficou acertado que os alunos entrariam com um requerimento por escrito nessa quarta-feira (11), para ter direito ao uso da Tribuna Livre na sexta-feira (13), como manda e Regimento Interno da Câmara.

Fonte: Walter Fontenele
Foto: Divulgação
Edição: Walter F. Fontenele/PortalPhb
Postada dia 11/05/2016 às 11:20