Portalphb - Portal de Notícias de Parnaíba,Piauí,Brasil


Para cobrar é preciso fiscalizar

É notória a ojeriza que à população tem pela classe política. Não podemos condená-los por isso, afinal de contas, nossos políticos fazem de tudo para manchar a imagem da classe.

Por outro lado, criar juízo de valor é um dos erros mais terríveis da humanidade, desde que o mundo é mundo. É bem verdade que a maioria esmagadora dos políticos são corruptos e que não trabalham em prol da representatividade da população, mas isso não nos da o direito de achincalhar a todos, principalmente, se não conhecemos o trabalho deles e quais as atribuições desse trabalho. Um exemplo prático dessa colocação é com relação ao trabalho de um Vereador. Um Vereador é um Legislador, portanto, ele não tem, entre suas atribuições, executar, por exemplo, a construção de uma escola, hospital ou fazer uma pavimentação poliédrica de alguma rua. Isso é serviço do Executivo (Prefeito), o que o Legislador (Vereador) pode fazer é requerer que os serviços sejam realizados. Vale lembrar que a prerrogativa de fazer é sempre do Prefeito, portanto, mesmo que Vereador solicite o Prefeito não é obrigado a fazer os serviços solicitados.

Diante do exposto acima, acho prudente e proveitoso para à população a sua participação na vida Legislativa do município. Ir algumas vezes a Câmara Municipal, mostra aos nobres Vereadores, que à população está fazendo o seu papel constitucional que é de fiscalizar. Sem essa Fiscalização, alguns Vereadores sentem-se à vontade para bem representar, ou não à população.

Às sessões ordinárias da Câmara Municipal de Parnaíba são realizadas sempre do primeiro dia útil do mês até o dia 15, às 19h30, na sede da Câmara Municipal de Parnaíba, localizada na Praça da Graça, centro de Parnaíba.

Fonte: Walter Fontenele
Foto: Proparnaiba
Edição: Walter F. Fontenele/PortalPhb
Postada dia 10/05/2016 às 14:11