Portalphb - Portal de Notícias de Parnaíba,Piauí,Brasil


Os perigos de perfis falsos na Internet

Lembro-me bem da época em que a situação de hoje era oposição de ontem e vice-versa. Lá se vão alguns anos. À época a oposição costumava reclamar muito das práticas politiqueiras retrogradas da situação. A mais criticada de todas eram as ofensas pintadas pelos muros da cidade contra os opositores.

Hoje o jogo virou. É notório que a situação de hoje não copia as práticas politiqueiras e nefastas da oposição, mas nem por isso, deixa de usar de artifícios e artimanhas tão nefastos quanto uma pintura ofensiva em um muro da cidade. É lógico, houve evolução, afinal de contas, a prática politiqueira e nefasta usada pela situação de hoje é tecnológica, resumindo-se a replicação de falsas conquistas para iludir os eleitores menos desavisados e a criação e/ou manutenção de perfis falsos nas redes sociais.

Perfis falsos em redes sociais não são visíveis para a maioria das pessoas. Vejo muitas pessoas dialogando com perfis falsos como se estivessem conversando com uma pessoa ``normal``. Alguns mandam até felicitações pela passagem do aniversário do falso usuário. Devemos entender que à solidão afeta milhões de pessoas mundo afora, portanto, muitas pessoas preferem abrir suas vidas nas redes sociais, mesmo sabendo que estão correndo riscos e não tendo certeza com quem realmente estão interagindo.

Os motivos que levam uma pessoa a criar e manter um perfil falso numa rede social são os mais diversos possíveis. O que devemos entender é que, nenhum desses motivos é saudável, correto ou positivo, principalmente, quando esses perfis falsos estão a serviços de um grupo político.

Em Parnaíba não poderia ser diferente. Até poderia, mas não é. Há dias que venho sendo atacado por perfis falsos, usualmente, conhecidos como ``fakes``. Há dias também que venho identificando e bloqueando esses fakes, não sem antes repassar para alguns amigos. A prática, apesar de ser tecnológica, é velha e considerada por alguns como ultrapassada.

Com a aproximação da eleição proporcional e majoritária de outubro de 2.016 a tendência é que, tanto a criação quanto a manutenção de perfis falsos nas redes sociais, tenham um aumento significativo.

Identificar um perfil falso é bem mais fácil do que possa parecer. Abaixo seque algumas dicas importantes para que você não seja mais uma vitima desse crime.

Pense duas vezes antes de aceitar solicitações de amizades de pessoas nas quais você não conhece ou que não tenham utilizado métodos legítimos para poder ser conectar com você. Seque as dicas:

- Faça perguntas: O que faz você querer ser meu amigo? Como me encontrou? Temos algum amigo em comum?

- Veja as fotos que essa pessoa tem no perfil. É muito perfeita ou parece retocada de alguma forma? Já viu essa foto em algum lugar?

Veja se a foto do perfil já foi marcada por outros usuários da rede social. Uma pessoa real geralmente é marcada em um lugar ou outro, pois isso faz parte do compartilhamento entre amigos.

Por último e não menos importante. Abra o Google e click no nome imagens que fica no canto superior direito. Depois de aberto pegue a foto do perfil do suspeito e arraste pra dentro da página do Google. Pronto. O Google fará uma pesquisa dessa imagem e mostrará os resultados. Geralmente as fotos utilizadas pelos criadores de perfis falsos são encontradas em site de países bem longe do Brasil, até mesmo para dificultar a identificação, mas, como podemos notar, é muito simples descobrir as origens da foto ou imagem.

Depois de descoberto o fake é só não aceitar a solicitação e ainda por cima bloquear ou denunciar o perfil ao Facebook.



Fonte: Walter F Fontenele
Foto: Divulgação
Edição: Walter F. Fontenele/PortalPhb
Postada dia 08/05/2016 às 18:41