Portalphb - Portal de Notícias de Parnaíba,Piauí,Brasil


Segunda etapa do Canal chega a Lagoa do Portinho

No inicio de 2015, a Semar, através de seus técnicos, fizeram um levantamento com um parecer sobre a sequidão da Lagoa do Portinho. Interessante notar que, em determinada parte do parecer, eles reforçam o que nós estamos falando desde o inicio, sobre o Rio Portinho jogar água para Lagoa e depois seguir seu curso natural e não o contrário, como alguns ``entendidos`` espalham pela cidade

``O parecer técnico aponta que o rio Portinho contribui regularmente com a lagoa lançando suas águas nos períodos chuvosos e nas marés grandes que ocorrem normalmente nos meses de março, agosto e setembro. Isso por meio de um canal que passa pelo campo dunar e chega até o rio Igarassu, onde deságua no oceano. Mas, infelizmente, esse canal encontra-se soterrado pelas massas de areia``, ressalta Ziza Carvalho``

Desde que um grupo de pessoas, que eu denominei de SOS LAGOA DO PORTINHO, decidiu arregaçar as mangas e tentar uma solução para amenizar a sequidão da Lagoa, que muito tem se falado e polemizado na cidade de Parnaíba. Alguns ``entendidos`` e, outros nem tantos, polemizam sobre a reabertura de um canal que, diga-se de passagem, já existia e que estar sendo realizado com recursos próprio da iniciativa privada, sem nenhum centavo do Poder Público Municipal nem Estadual, sobre a eficiência do projeto. Alguns buscam em fontes de 45 anos atrás para justificar que a abertura desse canal, em vez de trazer água do Rio Portinho para Lagoa, fará o caminho inverso, ou seja, irá retirar o pouco volume de água da Lagoa para o Rio Portinho.

Não irei polemizar. Enquanto alguns polemizam nós trabalhamos para concluirmos a segunda etapa da reabertura do canal que, com certeza, levará água do oceano atlântico, duas vezes por dia, ao Rio Portinho e de lá, através do nosso canal, essas águas chegarão a Lagoa do Portinho.

Vale a pena ressaltar que, nesse grupo de pessoas, existem especialistas com pós-graduação em Meio Ambiente e um engenheiro com muita experiência nesse tipo de serviço. Levando tudo isso como parâmetro, e respeitando a opinião das outras pessoas, não posso admitir que uma pessoa com formação em outras áreas tente, a todo custo, desqualificar esse projeto, simplesmente porque conhece a região a mais de 45 anos.

Portanto, quem não quer ajudar que pelo menos não atrapalhe e deixe-nos concluir nosso projeto. Se ao final de tudo isso nada funcionar como imaginamos, não teremos enganado ninguém, muito menos usado o dinheiro do contribuinte em beneficio próprio.

Confira a galeria completa das fotos

Fonte: Walter F. Fontenele / Portalphb
Foto: Walter F Fontenele
Edição: Walter F. Fontenele/PortalPhb
Postada dia 20/04/2016 às 17:15