Portalphb - Portal de Notícias de Parnaíba,Piauí,Brasil


Câmara: Como fiscalizar os Vereadores?

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parnaíba dessa última terça-feira (12), o vereador Carlson Pessoa (PPS) tocou num ponto que eu escrevo e falo há muito tempo: a necessidade das pessoas comparecerem mais as sessões do Legislativo.

Existe uma máxima de que o povo brasileiro não gosta de política. Na verdade, a questão não passa simplesmente por gostar ou não gostar de política, mas sim, de fiscalizar os agentes públicos que foram eleitos para trabalharem e representarem à população.

Fiscalizar os agentes públicos é uma necessidade e uma responsabilidade de todas às pessoas e não somente da imprensa que, em muitos casos, só noticiam o que os seus apaniguados políticos mandam.

O problema é mais sério do que possamos imaginar. Em uma enquete rápida feita de boca a boca com algumas pessoas de Parnaíba, a maioria absoluta não sabem, por exemplo, quantos vereadores foram eleitos e são pagos com dinheiro público para trabalhar e representar bem à população. Representar bem à população é quase uma utopia, mas ainda existem agentes públicos que representam bem seus eleitores. Mas, como é que às pessoas poderão separar o joio do trigo se não acompanham e não conhecem o trabalho desses agentes?


Composição do Legislativo

O Legislativo de Parnaíba conta hoje com 17 parlamentares, a saber: André Neves, Ricardo Veras, Calson Pessoa, Bernardo Rocha, Astrogildo Fernandes, Gerivaldo Benicio, Fátima Carmino, Neta Castelo Branco, João Câncio Neto, Ronaldo Prado, Renatinho da Cepisa, Antônio Fortes Diniz, Geraldo Alencar Filho, Gustavo Lima, Beto Castelo Branco, Raimundo Nonato Cardoso (Ceará do Povo) e Marcos Meneses (Foguinho).

Dos 17 (dezessete) vereadores 15 (quinze) são da situação e 2 (dois) são da oposição: Carlson Pessoa e Bernardo Rocha.


Número de Mandato

No Legislativo de Parnaíba pelo menos 5 (cinco) vereadores irão pleitear o 6º ou 7º mandato. São eles: João Câncio Neto, Geraldo Alencar Filho e Ronaldo Prado irão para o 7º mandato. Já os Vereadores Beto Castelo Branco e Gerivaldo Benício irão para o 6º mandato. Os restantes dos vereadores do Legislativo de Parnaíba estão no 1º ou 2º mandato. São vereadores de primeiro mandato: Carlson Pessoa, Foguinho, Astrogildo Fernandes, Bernardo Rocha, André Neves, Ricardo Veras, Antônio Diniz e Renatinho da Cepisa.

Portanto, é de suma importância que à população participe mais da vida política do município. Como vimos acima, existem muitos vereadores que já transformaram o cargo de vereador em profissão, o que não deveria ser. Como não existe um canal de transparência da Câmara Municipal de Parnaíba, onde os interessados possam ver os Projetos e/ou requerimentos realizados pelos vereadores, a presença física do eleitor nas dependências da Câmara fica sendo a única e exclusiva maneira de fiscalizar os agentes públicos.



Fonte: Walter F. Fontenele / Portalphb
Foto: Walter F Fontenele
Edição: Walter F. Fontenele/PortalPhb
Postada dia 13/04/2016 às 11:45