Portalphb - Portal de Notícias de Parnaíba,Piauí,Brasil


Denuncia da População. Descaso na Educação de Parnaíba

MEU NOME É ANDREA OLIVAL, SOU MÃE DE DUAS CRIANÇAS QUE ESTUDAM NA ESCOLA MUNICIPAL CECÍLIA MEIRELES. HOJE AO BUSCAR MEUS FILHOS NA ESCOLA, ME DEPAREI COM ESSE CENÁRIO. FUI INFORMADA QUE O PRÉDIO DA ESCOLA PASSA POR REFORMA E QUE O PROPRIETÁRIO DO IMÓVEL (JÁ QUE O ESPAÇO ONDE FUNCIONA A ESCOLA É ALUGADO PELA PREFEITURA) ANUNCIOU , SEGUNDO RELATO DE FUNCIONÁRIOS, QUE NÃO SERÁ SUSPENSA A REFORMA.
AO QUE PARECE AS AULAS TAMBÉM NÃO SERÃO SUSPENSAS. DE MODO QUE, COM OU SEM SUSPENSÃO DE AULA, AS CRIANÇAS SÃO AS MAIS PREJUDICADAS AO LADO DOS EDUCADORES QUE COMPROMETERÃO A QUALIDADE DE SEU TRABALHO EM VIRTUDE DA SITUAÇÃO.

A ESCOLA ATENDE CRIANÇAS DO INFANTIL III AO V, O QUE CORRESPONDE A FAIXA ETÁRIA DE TRÊS A CINCO ANOS. E ESTAS, ESTÃO SUJEITAS A TODO TIPO DE ACIDENTE JÁ QUE, COMO MOSTRAM AS IMAGENS TEMOS ENXADAS, PREGOS, VENTILADORES DESMONTADOS, PORTAS, CIMENTO, FIOS DE ELÉTRICOS EXPOSTOS, PÁ E OUTROS MATERIAIS ESPALHADOS NO AMBIENTE ESCOLAR.

OUTRO FATOR CORRESPONDE TAMBÉM A CONSTANTE AUSÊNCIA DE MERENDA QUE COMPROMETE A CARGA HORÁRIA DOS ALUNOS, JÁ QUE NÃO HÁ REPOSIÇÃO DAS AULAS QUANDO AS CRIANÇAS SÃO DISPENSADAS POR ESSE MOTIVO. NÃO IREI E NEM POSSO EXIGIR AO PROFESSOR QUE ELE REPONHA AULA, JÁ QUE O MOTIVO DA DISPENSA DOS ALUNOS É FORA DA SUA RESPONSABILIDADE E QUE CABE A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ENTREGAR EM TEMPO HÁBIL A MERENDA NAS ESCOLAS PARA QUE AS CRIANÇAS NÃO SEJAM PREJUDICADAS EM SUA HORA AULA.

A ESCOLA CECÍLIA MEIRELES NÃO TEM PÁTIO COBERTO, NÃO TEM REFEITÓRIO OU SALA PARA PROFESSOR, ASSIM COMO NÃO HÁ VIGIA E PARA PIORAR A SITUAÇÃO, AS SALAS DE AULA SÃO PEQUENAS, A ESCOLA FICA LOCALIZADA FRENTE AO SETOR DE DESCARREGAMENTO DE PRODUTOS DO SUPERMERCADO ELIZEU MARTINS, O QUE POTENCIALIZA AINDA MAIS A PROBABILIDADE DE ACIDENTES EM VIRTUDE DO GRANDE NÚMERO DE FLUXO DE CAMINHÕES.

O QUE ME ESPANTA É SABER QUE ESSA REALIDADE NÃO É DE HOJE E QUE ATÉ O MOMENTO A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO NUNCA TOMOU PROVIDÊNCIAS.
A REALIDADE DA ESCOLA CECÍLIA MEIRELES É A DE MUITAS ESCOLAS EM NOSSA CIDADE. E QUE A SITUAÇÃO SÓ NÃO É MAIS PRECÁRIA EM VIRTUDE DO COMPROMISSO DE MUITOS SERVIDORES QUE, POR VEZES, TIRAM DO PRÓPRIO BOLSO PARA DAR O MÍNIMO DE DIGNIDADE AOS ALUNOS.


CERTAMENTE POR TUDO ISSO, O SR. PREFEITO E OS SENHORES VEREADORES BEM COMO OS DEMAIS RESPONSÁVEIS PELA EDUCAÇÃO DE NOSSA CIDADE NÃO TENHAM NENHUM DE SEUS FILHOS MATRICULADOS EM NENHUMA ESCOLA PUBLICA MUNICIPAL DE PARNAÍBA.

MAS, NÓS QUE NÃO TEMOS CONDIÇÕES DE MATRICULARMOS NOSSOS FILHOS NA REDE PARTICULAR SOMOS OBRIGADOS A ENGOLIR SITUAÇÕES COMO ESSAS.


MEUS FILHOS POSSUEM A VANTAGEM DE QUE, COMO MÃE, IREI A BUSCAR EM TODAS AS INSTÂNCIAS MODIFICAR ESSA SITUAÇÃO. VOU MOBILIZAR OUTROS PAIS PARA QUE POSSAMOS JUNTO BUSCAR AS MELHORIAS PARA OS ALUNOS DESSA ESCOLA. JÁ QUE ESSA SITUAÇÃO DO PRÉDIO SER UM LOCAL INAPROPRIADO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL SE ARRASTA POR VÁRIOS ANOS SOB O OLHAR OMISSO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E PREFEITURA MUNICIPAL.

REPUDIO COM SENTIMENTO DE MÃE TODO ESSE DESCASO. AS PROVIDÊNCIAS SERÃO TOMADAS, E DE AGORA DEIXO CERTO QUE MOBILIZAREI PAIS E EDUCADORES PARA EXIGIR QUE ESSAS CRIANÇAS SEJAM RESPEITADAS EM SEU DIREITO DE TEREM EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE.

- EU LEIO - EU ORGANIZO O MOVIMENTO - EU DENUNCIO!


ANDREA OLIVAL COSTA.

Fonte: Walter F. Fontenele / Portalphb
Foto: Divulgação
Edição: Walter F. Fontenele/PortalPhb
Postada dia 11/04/2016 às 15:07