Portalphb - Portal de Notícias de Parnaíba,Piauí,Brasil


Desvio de verbas em, 2009, pode ser uma das causas do problema da Lagoa do Portinho

De acordo com o Governo do estado em, 2009, na localidade, Portinho, em Parnaíba, foi feito um plantio de mudas de tifton 85, uma planta hibrida desenvolvida em laboratório aplicada sob uma biomanta consorciada com espécies nativas como, por exemplo: salsa, pião-roxo e capim gengibre que tem como objetivo conter os sedimentos.

Nessa ``obra`` foram gastos R$ 4 milhões de reais do dinheiro do contribuinte. Como podemos ver pela filmagem e pela foto, das duas uma: ou não fizeram absolutamente nada ou o que fizeram foi tão mal feito que já foi deteriorado pela ação do tempo.

Um dos problemas do assoreamento e da sequidão da lagoa do Portinho passa pelo deslocamento das dunas que aterram leitos e vegetação nativa que são necessárias para manter o equilíbrio ambiental.

O norte do Piauí é uma região tradicionalmente de baixa média pluviométrica, mas, se ações responsáveis fossem realizadas pelos governos Municipal e Estadual, com certeza, a nossa lagoa do Portinho não estaria nessa situação caótica em que se encontra hoje.

?As etapas desenvolvidas, entre as quais levantamento fitossociológico, cercamento da área de intervenção do projeto, aquisição de 17.500m de biomantas, aquisição de estação meteorológica, transplantio de espécie nativa, dentre outras, estão garantindo o bom andamento do projeto?, ressaltou o secretário Dalton Macambira, em 2009.

Passados 7 (sete) anos do projeto, fica difícil sabermos o que realmente aconteceu. Um dos mais antigos moradores da localidade Portinho nos relatou: ?Aqui não foi feito nada. Esse monte de dinheiro que você está falando que gastaram aqui eu não sei nem quanto é, mas eu garanto, nasci e me criei nessas dunas e nada foi feito aqui, isso eu sei?

Portanto, se hoje os moradores da localidade Portinho estão sofrendo com a falta de água e com perda de boa parte de sua renda, que era tirada através da pesca, e a cidade de Parnaíba e o estado Piauí estão deixando de arrecadar com o turismo, a total responsabilidade passa pelos gestores Municipal e Estadual.

Como disse o Sr. João, outro morador da localidade, Portinho: ``É vergonhoso o que esses políticos fazem com tanto dinheiro. Falta dinheiro para tudo só não falta dinheiro para eles roubarem``.








Fonte: Walter F. Fontenele / Portalphb
Foto: Walter F Fontenele
Edição: Walter F. Fontenele/PortalPhb
Postada dia 10/03/2016 às 21:03