Portalphb - Portal de Notícias de Parnaíba,Piauí,Brasil


Enfermeiros do HEDA em greve querem apoio dos vereadores e do povo

O Comando de greve dos enfermeiros do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde esteve na manhã desta sexta feira (26) na Câmara Municipal, para pedir, mais uma vez, o apoio dos vereadores parnaibanos à luta da categoria que reivindica, além da melhoria salarial, condições de trabalho dignas, ``porque tem colegas nossas adoecendo e outros com risco de virem ter problemas de saúde``, disse a enfermeira Mônica Sáthya Silva, que falou em nome dos demais grevistas que reclamam até da falta de colchões adequados para o repouso dos profissionais. Eles pedem também o retorno do pagamento da insalubridade, que foi retirado pelo governo Wellington Dias, sem as devidas explicações.

Ouvidos pelo vereador Carlson Pessoa, o único presente na ocasião, eles pediram uma Moção de Apoio do Poder Legislativo, assim como foi feito quando da paralisação dos médicos. ``Estamos pedindo o mesmo apoio que a sociedade deu para os médicos, que pediam 3 mil reais por plantão em Parnaíba quando um plantão em Teresina era mil e quinhentos reais e eles receberam``, e hoje no Dirceu tem zelador, fisioterapeuta, atendente social, enfim, o pessoal contratado está com 3 ou 4 meses sem receber. E nós somos qualificados, passamos anos e anos estudando. Por que a secretaria de saúde não faz treinamento, não promove capacitação?- reclamaram.

Os grevistas reclamaram ainda dos vereadores que foram recentemente ao Hospital Dirceu fazer uma visita técnica para saber das condições de funcionamento daquela unidade de saúde e não procuraram falar com os grevistas. ``Nós estávamos com 17 dias parados e não colocam na pauta o nosso movimento. Ninguém ligou pra gente``, protestaram.


O comando de greve informou ainda que na próxima segunda feira vai haver uma rodada de negociação em Teresina e, de acordo com o que for definido, a categoria vai decidir em Assembleia geral os rumos do movimento. ``Mas independentemente do resultado, marcamos com o presidente da Câmara Gustavo Lima, uma audiência Pública pra o dia 10 de março, quando iremos mostrar para a população a realidade do Hospital Dirceu, o que está e o que não está sendo realizado, porque até hoje o prefeito Florentino nunca se pronunciou sobre este assunto``, disse a representante do comando de greve.

Confira a galeria completa das fotos

Fonte: Blog do Bernardo Silva
Foto: Walter F Fontenele
Edição: Walter F. Fontenele/PortalPhb
Postada dia 27/02/2016 às 14:35