Portalphb - Portal de Notícias de Parnaíba,Piauí,Brasil


Porto marítimo de Luís Correia. Mas, que porto?

Lembro como se fosse hoje, quando meu pai chegava da rua e falava que tinha visto vários caminhões carregados de pedras rumando para Luís Correia. Tinha aproximadamente uns 10 anos à época e ainda fazia xixi nas calças, portanto, não entendia bem o que meu pai falava.

De lá até os dias de hoje já se passaram 40 anos. Hoje eu entendo o que meu pai falava, mas continuo sem entender o que os caminhões carregados de pedras foram fazer em Luís Correia. Muitas pessoas falam que os caminhões carregavam pedras para construção de um Porto e, que, esse Porto, iria transformar Parnaíba numa nova Manaus, capital do Amazonas. Mas, que Porto?

À retórica dos políticos que passaram pelo Governo do estado nessas várias décadas é sempre a mesma. Quando o período eleitoral se aproxima vem à tona mil e umas promessas de concluir o Porto. Na verdade, a palavra ``concluir`` não pode mais ser empregada, pois o pouco que foi feito lá pras bandas de Luís Correia até hoje não serve mais pra nada, então, seria melhor falar em ``iniciar a construção do Porto``.

Muitos estudos, realizados por especialistas no assunto, dão conta que, naquele local, em Luís Correia, não existe a menor possibilidade de se construir um Porto marítimo, como é a intenção dos políticos. Dentre as muitas impossibilidades para a construção do Porto em nosso litoral, a maior delas é a falta de calado. Seria preciso gastar uma verdadeira fábula em recursos públicos para realizar tal façanha. A boa notícia é que não falta dinheiro público quando o assunto é construir obras faraônicas que, quase sempre, não saem do papel e pouco beneficiam à população, além de engordar ainda mais a conta bancária da corrupção.

Outro fator interessante a ser analisado, seria a real necessidade desse Porto e o que ele traria, se um dia for construído, de progresso para a região. Nossa região é pobre em indústrias. A tal da ZPE é outra obra que ainda não vingou e, pelo visto, nunca vai realmente trazer benefícios para à população. Na minha visão seria um gasto enorme de recursos pra pouco beneficio, recursos esses que poderiam ser utilizados em projetos reais, do dia a dia e não em obras fantasiosas que só existem no microcéfalo dos políticos.

Fonte: Walter Fontenele / Portalphb
Foto: Facebook
Edição: Walter F. Fontenele/PortalPhb
Postada dia 12/01/2016 às 10:54