Portalphb - Portal de Notícias de Parnaíba,Piauí,Brasil


Por que não conseguimos nos livrar da Corrupção?

Com o passar do tempo muitas coisas vão mudando na vida do brasileiro e do Brasil, mas uma coisa não muda nunca: o Brasil continua sendo um dos países mais corruptos do mundo. Com os recentes escândalos, com certeza, galgamos mais alguns, desagradáveis degraus, na falta de ética, na imoralidade e na corrupção.

A operação ``Lava-Jato``, do MPF e da PF, descortinou um verdadeiro mar de lama, de imoralidade, de falta de ética e de vergonha na cara de dois dos maiores partidos políticos brasileiro: PT e PMDB, porém, eles não são os únicos.

A cada eleição algumas caras novas aparecem no cenário político brasileiro. Alguns até com boas intenções, mas sem principio ético e sem vontade política de tentar mudar o quadro de vergonha por qual passa os brasileiros e o Estado. Não adianta a justiça prender meia dúzia de gatos pingados - corruptos e ladrões - se a mentalidade dos políticos e, principalmente, dos eleitores não muda nunca. Portanto, o Brasil continua fazendo parte desse triste ranking de ser um dos países mais corruptos do mundo e, se isso não fosse o bastante, ser chacota mundial e motivo de piadas em programas humorísticos e políticos mundo afora.

O brasileiro e, isso não é de hoje, sempre foi muito mal quisto em outros países. Os brasileiros são conhecidos mundialmente como um povo que adora ``dar um jeitinho`` em tudo. Pra todo e qualquer tipo de situação o brasileiro tem sempre uma solução que, infelizmente, nem sempre é uma solução condizente com pessoas de bem. Isso, dificilmente, um dia, os brasileiros conseguirão mudar.

Relatório da ONG, Transparência Internacional, que avaliou 175 países, em 2014, portanto, antes dos atuais escândalos do Petrolão, o Brasil figurava na posição 69. A ONG classificou o Brasil como um exemplo da estagnação na luta contra a corrupção na América Latina. Nessa pesquisa o Brasil ficou atrás de todos os países desenvolvidos, e também do Uruguai e do Chile, esses últimos, tidos como os dois países menos corruptos da América Latina. É importante salientar que esse levantamento teve inicio no ano de 1995 e, de lá pra cá, o Brasil, ou ficou estagnado, ou desceu mais ainda no ranking.

As razões para essa péssima classificação do Brasil no ranking da corrupção são muitas e que, infelizmente, estão se agravando com o modelo de Governo populista do PT nesses 12 anos de Poder: Lentidão da justiça, aparelhamento das instituições, burocracia do Estado e o eleitor brasileiro, estão como algumas das razões para o Brasil ser o que é hoje, dando ênfase a última das razões citadas, o eleitor, que, na minha visão, é o principal fomentador da estagnação do Brasil, além de ser o culpado pela desmoralização por que passam as nossas instituições.

Portanto, enquanto o povo não entender que, o Estado somos todos nós, e que a vigilância e o controle dos políticos eleitos passam pelas mãos da sociedade, pouca coisa irá mudar realmente, pois os eleitores continuarão a eleger políticos, ``ficha Suja``, que continuarão o processo de enriquecimento ilícito deixando o povo e o Estado brasileiro cada vez mais pobres.




Fonte: Walter Fontenele / Portalphb
Foto: Divulgação
Edição: Walter F. Fontenele/PortalPhb
Postada dia 20/12/2015 às 14:14