Portalphb - Portal de Notícias de Parnaíba,Piauí,Brasil


Aprovado em medicina, aluno de 15 tem permissÁ£o para pular 2º e 3º ano

Tiago Saraiva, 15 anos, obteve na noite de quinta-feira (17) o parecer do Conselho de EducaÁ§Á£o do CearÁ¡ que permite ingresso no curso de medicina, na Universidade Federal do CearÁ¡ (UFC), no campus de Sobral, interior do CearÁ¡. Tiago havia feito o Enem em 2012, quando tinha 14 anos, e soube da aprovaÁ§Á£o nesta semana. Na quinta-feira, ele obteve outra aprovaÁ§Á£o, que lhe permite pular o 2º e 3º anos do ensino mÁ©dio.

"Foram muitas horas de ansiedade, disseram que o resultado [do parecer] sairia Á s 16h, mas demorou muito. Foi minha mÁ£e que disse que havia sido aprovado e eu dei um pulo de alegria", conta o estudante.

Para ser dispensado de concluir o ensino mÁ©dio, ele teve de solicitar ao Conselho de EducaÁ§Á£o, que, por sua vez, recomendou ao colÁ©gio de Tiago, o Farias Brito, que elaborasse uma prova. O exame foi feito em dois dias, terÁ§a e quarta-feira, e media conhecimentos aplicados dos trÁªs anos letivos do ensino mÁ©dio.

Tiago ainda nÁ£o sabe se inicia os estudos no primeiro ou segundo trimestre deste ano. "Vou saber quando me inscrever, dia 22, mas estou preparado", diz. Em entrevista o diretor da escola de Tiago, Tales de SÁ¡, chegou a recomendar que ele terminasse o ensino mÁ©dio. "Eu aconselharia a ele que ele fizesse o ensino mÁ©dio, para ele amadurecer sem dar saltos, mas ele gosta de desafios entÁ£o temos que respeitÁ¡-lo", diz.

O estudante de 15 anos disse que consultou a famÁ­lia e a psicÁ³loga do colÁ©gio. Ele chegou Á  conclusÁ£o de que a matrÁ­cula prematura na faculdade vai trazer mais benefÁ­cios que aspectos negativos. "A psicÁ³loga estava com medo de que pudesse ficar isolado, de que fosse prejudicar o lado social. NÁ£o sei se isso vai mesmo acontecer, mas vou ganhar dois anos na minha vida profissional", diz. "Acho que tenho um grau de maturidade para tomar essa decisÁ£o", completa.

    Fonte: Globo.com
    Foto: Divulgação
    Edição: Walter F. Fontenele/PortalPhb
    Postada dia 18/01/2013 às 13:16