Portalphb - Portal de Notícias de Parnaíba,Piauí,Brasil


Sob aplausos, corpo de Jorge SelarÁ³n Á© enterrado no Rio

Artista chileno foi encontrado morto na quinta-feira (10), na Lapa.

Amigos e fÁ£s do artista compareceram ao CemitÁ©rio SÁ£o JoÁ£o Batista.

Sob aplausos, o corpo do artista plÁ¡stico Jorge SelarÁ³n foi enterrado Á s 14h desta quarta-feira (16), no CemitÁ©rio SÁ£o JoÁ£o Batista, em Botafogo, Zona Sul do Rio.

O artista chileno foi encontrado morto na quinta-feira (10), carbonizado, nos degraus da escadaria da Lapa que ajudou a tornar ponto turÁ­stico, com a aplicaÁ§Á£o de um mosaico de azulejos coloridos.

Amigos usaram uma blusa em homenagem em artista. Em um cartaz na parede estava escrito: "A escada Á© algo que nunca vai ficar pronto, ela vai ficar no dia da minha morte, quando eu mesmo me transforme na prÁ³pria escada e fique eterno para sempre. Eu sou SelarÁ³n, a escadaria Á© minha vida". Muitos tambÁ©m vestiramm vermelho e branco, cores preferidas do artista.
Durante o velÁ³rio, um amigo de SelarÁ³n, o ator Losferato Luiz, leu uma carta enviada pela famÁ­lia do chileno. "Cada um de nÁ³s vive a perda da alma. Mas seguimos tranquilos, porque ele esta em paz", dizia parte do texto.
Corpo serÁ¡ cremado
Segundo uma amiga do artista, Lena Moraes, o corpo de SelarÁ³n tambÁ©m serÁ¡ cremado. No entanto, segundo ela, a cremaÁ§Á£o sÁ³ acontecerÁ¡ quando uma carta de autorizaÁ§Á£o do irmÁ£o do pintor chegar ao Brasil. "Ele nÁ£o tem parentes aqui. EntÁ£o para cremar o corpo dele, nÁ³s precisamos de uma autorizaÁ§Á£o de algum parente dele do Chile. Assim que esta chegar, a cerimÁ´nia serÁ¡ realizada", explicou Lena.

Custos pagos pela Prefeitura
Todos os custos do velÁ³rio e do enterro foram pagos pela Prefeitura, como foi anunciado nesta segunda (14). De acordo com o presidente do Instituto Rio PatrimÁ´nio da Humanidade, Washington Fajardo, a decisÁ£o foi tomada pelo prefeito Eduardo Paes, apÁ³s amigos do ceramista pedirem publicamente ajuda financeira para pagar as despesas.
"Essa foi uma determinaÁ§Á£o do prefeito Eduardo Paes. A Prefeitura vai se responsabilizar pelo velÁ³rio e cremaÁ§Á£o. Agora, vamos fazer contato com os assistentes dele. O SelarÁ³n foi um grande artista popular carioca e Á© um exemplo de como uma pessoa faz a diferenÁ§a. A Prefeitura vai contribuir para que o velÁ³rio possa acontecer com o mÁ¡ximo de dignidade", disse Fajardo.
SelarÁ³n comeÁ§ou a obra na escadaria que liga Santa Teresa Á  Lapa na dÁ©cada de 90. O local se tornou ponto turÁ­stico do Rio com a ida de visitantes brasileiros e de vÁ¡rios paÁ­ses, que se encantavam com os azulejos coloridos. O artista costumava vender seus quadros no prÁ³prio local, chamado de Escadaria SelarÁ³n. A Prefeitura do Rio tombou a escadaria em 2005.

    Fonte: Globo.com
    Foto: Divugação
    Edição: Walter F. Fontenele/PortalPhb
    Postada dia 16/01/2013 às 18:11