Portalphb - Portal de Notícias de Parnaíba,Piauí,Brasil


Fotografar, uma arte que merece ser vivida

A fotografia é uma forma de expressão que fala por si só. Uma imagem, o olhar de um fotografado pode dizer bem mais do que mil palavras.

A palavra fotografia vem do grego (foto=luz / grafia = escrever), portanto, escrever com a luz. Mas, fotografar é muito mais do que simplesmente escrever com a luz. Fotografar é descobrir objetos que muitas pessoas não veem, é transmitir sensações e emoções, é ficar a espera do momento certo, um minuto a mais ou a menos pode fazer toda a diferença entre uma boa fotografia e uma fotografia que não mereça nem ser gravada e, finalmente, fotografar é o registro da realidade e ao mesmo tempo um autorretrato, pois só o fotografo vê aquele instante, aquele momento daquela maneira.

Acredito que o pior comentário para todo fotografo é: ``sua máquina é boa, potente, essa lente pega longe, as fotos feitas com ela devem ficar ótimas!`` Na verdade um bom equipamento, lentes potentes e claras ajudam e muito a melhorar aquele momento único de fotografar, mas não é o mais relevante. Peguemos uma câmera, a melhor de todas, e coloquemos nas mãos de um amador, uma pessoa que nunca tenha feito um curso qualquer de fotografia ou que não ``seja do ramo``. Por outro lado coloquemos nas mãos de um profissional uma câmera, tipo, saboneteira (aquelas câmeras compactas) bem simples, da pior marca e com uma resolução muita baixa. Depois peçamos para que os dois realizem fotos do mesmo objeto ou do mesmo lugar e vejamos o resultado. Podem acreditar, as diferenças serão gritantes.

Fotografar é acima de tudo uma arte, e uma arte que requer estudos, e muito treino, mais muito treino mesmo. Não é por acaso que, Henri Bresson, um dos maiores expoentes da fotografia mundial, sempre dizia: ``minhas melhores fotografias são sempre as últimas``.

Portanto, à arte de fotografar, mesmo exigindo estudos e treinos, é uma atividade que pode ser praticada por todos (as), principalmente nos dias de hoje, onde todo e qualquer celular possuem câmeras, de resolução mediana é claro, mas que pode ser a porta de entrada de uma pessoa para esse mundo maravilhoso da fotografia. Meu conselho. Se jogue.

Foto principal: Janaína Leocádio.

Fonte: Walter F Fontenele / Portalphb
Foto: Walter F Fontenele
Edição: Walter F. Fontenele/PortalPhb
Postada dia 28/07/2015 às 17:59