Portalphb - Portal de Notícias de Parnaíba,Piauí,Brasil


Série Especial Parnaíba: Porto das Barcas

A origem da Cidade de Parnaíba está diretamente ligada ao Porto das Barcas. Situado às Margens do Rio Igaraçu, braço do Rio Parnaíba, o Porto das Barcas fica à direita da ponte que liga a cidade à Ilha Grande de Santa Isabel.

Por volta de 1669 Leonardo de Sá e alguns companheiros desbravaram a região onde hoje está localizada a cidade de Parnaíba, e ganham, em virtude do feito, uma sesmaria de terra nas margens daquele rio. Em 1758, o português Domingos Dias da Silva inicia o comércio de charque e através dos navios de sua propriedade fazia a importação e exportação do produto com outros estados do Brasil e com vários países da Europa como: Portugal e Espanha. O negócio cresceu tanto que o lugar ficou conhecido como Porto das Barcas.

Em 1761 foi criada a Vila de São João da Parnaíba, posteriormente transferido do lugar Testa Branca, primeira sede, para o Porto das Barcas. O Porto, marco da fundação da cidade, continuou a desempenhar papel preponderante na economia da região, sendo construídos imensos armazéns utilizados para estocagem de mercadorias importadas e para exportação, destacando-se as transações comerciais com Portugal, Espanha, Inglaterra e Alemanha. Por volta de 1940, com a queda dos preços da cera de carnaúba e do babaçu no mercado internacional, começou a decadência da exportação para o mercado externo. O advento das rodovias levou a cidade de Parnaíba a uma posição de isolamento, devido ao enfraquecimento da navegabilidade do rio Parnaíba. A restauração do Porto das Barcas contribuiu para fazer reviver os bons tempos de sua movimentação. Onde antigamente estava a base da economia da cidade, hoje se respira cultura e preservação, ao mesmo tempo em que se pode dispor de área de lazer e turística.

A Parnaíba viveu seus anos de glória com a corrida da carnaúba quando o famoso Porto das Barcas era utilizado para escoar as mercadorias que seriam exportadas e receber as importações. Isso aconteceu há menos de 50 anos quando a cidade era considerada uma das mais importantes do Piauí e utilizava o rio Parnaíba como caminho principal para o escoamento da produção, advinda de outros municípios.

Confira a galeria completa das fotos

Com informações: http://magalhaesdealmeida.br.tripod.com/id4.html

    Fonte: Walter F Fontenele / Portalphb
    Foto: Walter F Fontenele
    Edição: Walter F. Fontenele/PortalPhb
    Postada dia 28/07/2015 às 13:41