Portalphb - Portal de Notícias de Parnaíba,Piauí,Brasil


Muleca 100 Vergonha foi a grande campeã do XI Concurso de Quadrilha Junina 2015

Parnaíba sediou o XI Concurso Nacional de Quadrilhas Juninas. O evento, o mais importante realizado pela Confederação Brasileira de Entidades de Quadrilhas Juninas (Confebraq), foi realizado no último sábado (18) e domingo (19), no Quadrilhodomo, na Praça Mandu Ladino.

Vinte e dois grupos culturais de vinte e um estados da federação invadiram Parnaíba, a capital do Delta, nesse último final de semana para a disputa do XI Concurso Nacional de Quadrilhas Juninas. O estado do Piauí, como sede, teve o privilegio de participar do concurso com dois grupos culturais, um de Parnaíba, Lumiar e outro de Demerval Lobão, quadrilhas Lua de Prata, que ficou em terceiro lugar na classificação geral.

O que o público presenciou nesses dois dias de pura cultura foram apresentações belíssimas desses grupos culturais, cada qual com o seu estilo próprio, uns com muitas alegorias e outros com enredos simples, mas com coreografias bem marcadas que levaram a loucura a todos (as) que se fizeram presentes no evento.

O grupo cultural, Lumiar, de Parnaíba fez a abertura do XI Concurso Nacional de Quadrilhas, com o tema: ``a história do chapéu``, tema esse que empolgou a todo o público presente, com uma coreografia bem marcada e com algumas alegorias que contavam a história do chapéu, desde sua criação até os nossos dias atuais. A segunda quadrilha a se apresentar foi o grupo folclórico Quadrilha Amor Caipira, do Estado de Roraima. A terceira quadrilha a se apresentar foi a Quadrilha Amanhecer no Sertão, do Estado de Alagoas, que trouxe para o Quadrilhodomo o tema: ``O amor além de um jogo é um vicio``, sendo o primeiro grupo a se apresentar que, literalmente, mexeu com a grande massa, sendo aplaudida de pé pelo público e por autoridades presentes ao evento. A quarta quadrilha a se apresentar foi: Arraiá Padre Piná, proveniente do Estado do Rio Grande do Norte, apresentou o tema: ``Seja Brega ou Chique o destaque é você``. A quinta quadrilha foi o Grupo Cultural A Pizada da Butina, do Estado do Tocantins, com o tema: ``Eu sou você amanhã``, que fez uma analogia entre a vivência dos jovens de hoje que serão os idosos do amanhã, mostrando que os jovens devem saber respeitar os idosos, pois, como o tema diz, ``eu sou você amanhã``, sendo inevitável essa passagem da mocidade para a velhice. Finalizando o primeiro dia de apresentações do XI Concurso Nacional de Quadrilhas Juninas, se apresentou, vindo diretamente do vizinho Estado do Maranhão, mas precisamente da cidade de Açailândia, a Quadrilha Flor de Mandacaru, mostrando no seu tema à vida sofrida das quebradeiras de coco babaçu que, mesmo tendo suas terras invadidas e contra todas as adversidades, lutam bravamente pela sobrevivência.

No domingo (19), apresentaram-se as quadrilhas: Balancê do Serrado, do Estado do Mato grosso, Feijão Queimado, do Estado de Minas Gerais, Raio de Sol, do Estado de Pernambuco, São Bento, do Estado da Bahia, Muleca 100 Vergonha do Estado da Paraíba, Arriba a Saia, do Estado de Goiás, Se Bobear a gente Pimba, do Distrito Federal, , do vizinho Estado do Ceará, Explode Coração, do Estado do Pará e finalizando Quadrilha Lua de Prata, da cidade de Demerval Lobão, no Estado do Piauí.

Depois de dois dias de competição o resultado final foi:Primeiro lugar: Quadrilha Moleca sem Vergonha (PB), com 537, 90 pontos; Segundo Lugar: Quadrilha Raio de Sol (PE), com 536 pontos e Terceiro lugar: Quadrilha Lua de Prata (PI), com 534 pontos.

A Prefeitura de Parnaíba ofereceu toda a infraestrutura necessária para a realização desse, que, com certeza, foi o maior evento cultural já realizado em nossa cidade e que contou com: Praças de Alimentação, palcos alternativos, estandes de artesanato, serviços e culinária, e shows musicais foram oferecidos a um público que atingiu cerca de 20 a 30 mil visitantes por noite. Durante os dias 13 e 17 de julho o concurso municipal ofereceu uma premiação de R$171 mil nas categorias adulto e mirim de grupos de quadrilha e bumba-meu-boi.

Confira a galeria completa das fotos

Fonte: Walter F Fontenele / Portalphb
Foto: Walter F Fontenele
Edição: Walter F. Fontenele/PortalPhb
Postada dia 20/07/2015 às 14:51