Portalphb - Portal de Notícias de Parnaíba,Piauí,Brasil


Parque Nacional Serra da Capivara poderá ter visitação pública suspensa

O Parque Nacional Serra da Capivara, uma das relíquias turísticas do Piauí classificada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, poderá ter seus serviços de visitação pública paralisados por falta de recursos. Até mesmo as guaritas de acesso ao parque, controladas totalmente por mulheres e que geram dezenas de empregos para população local, devem ser desativadas por falta de apoio.

A administração do Parque, uma cogestão entre a Fundação Museu do Homem Americano e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, não dispõe das verbas necessárias para manter o padrão instalado no parque.
Problemas de manutenção e conservação já começam a ser notados. São mais de 300km de estradas internas que necessitam de constantes intervenções. Ao todo, 173 sítios arqueológicos estão abertos à visitação e precisam de diferentes ações.
Os repasses da Petrobras, uma das maiores parceiras do Parque Nacional Serra da Capivara, têm diminuído a cada semestre e não são suficientes para manutenção da reserva. O Governo do Piauí ajuda dentro das suas possibilidades, evitando um caos ainda maior.

Recentemente, o Piauí liberou uma parcela R$ 160 mil de um convênio entre a SEMAR e a FUMDHAM que estava em atraso desde o governo passado. A vice-governadora Margarete Coelho (PP) teve que intervir pessoalmente para que os recursos fossem repassados.
Para evitar um colapso do projeto, constantemente a pesquisadora Niéde Guidon, 82 anos, utiliza os veículos de comunicação do Brasil e do exterior para alertar que o parque pode ser fechado. Para quem não conhece a realidade, as ``ameaças`` soam como chantagem, exagero ou ``mise en scène`` - expressão francesa que está relacionada com encenação.

A Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM), entidade científica criada por sua equipe para coordenar os trabalhos na área, não dispõe de dotação orçamentária, não conta com recursos garantidos para manutenção do Parque Nacional Serra da Capivara - obrigação e responsabilidade do Governo do Brasil.
De acordo com reportagem publicada nesta segunda-feira (6/7)parece que devido à importância e ineditismo dos estudos, nunca faltou verba. Isto fica claro nos constantes trabalhos apresentados que incluem livros com artigos e relatórios científicos.

Fonte: Diário do Povo
Foto: d
Edição: Walter F. Fontenele/PortalPhb
Postada dia 06/07/2015 às 15:19