Portalphb - Portal de Notícias de Parnaíba,Piauí,Brasil


UESPI, um exemplo da ``Pátria Educadora``

Quem não conhece o Brasil e ver o Governo Federal alardear a tal da ``Pátria Educadora``, pode, inadvertidamente, acreditar que o nosso país vive surfando na crista da onda da educação. Ledo engano.

Às escolas e faculdades, com raríssimas exceções, estão sucateadas e com suas estruturas físicas em péssimo estado de conservação.

No Piauí e, no nosso caso, em Parnaíba, é fácil encontrarmos situações, em escolas e universidades, que desmentem essa utopia criada pelo Governo do PT, pois existem inúmeras irregularidades e desabastecimento de itens básicos de higiene, passando por estruturas quebradas e fora de uso, agravando-se com a falta de livros e professores que, muitas das vezes, trabalham bem acima do estabelecido por Lei, para no final do mês ganhar uma miserável.

À UESPI, que é a cereja do bolo do Governo do Estado, é um exemplo, ``Às avessas``, da tal frase romântica da ``Pátria Educadora``, enfadosamente repetida pelo Governo Federal.

Falta de Estrutura e Mobilização de Discentes e Docentes

Semana passada houve reuniões, tanto de professores quanto de estudantes, para tentar equacionar os problemas de melhorias salariais, por parte dos professores e de melhorias estruturais por parte dos estudantes. As principais reclamações dos estudantes são as péssimas condições físicas em quem se encontra o Campus, que hoje conta com três banheiros, femininos e masculinos, sendo que um dos principais encontra-se quebrado há um bom tempo, como podemos constatar pelas fotografias do local realizadas nessa segunda-feira (08). Nos outros dois que, diga-se de passagem, estão funcionando em condições precárias, existi uma grave falta de produtos para higiene básica do ser humano, como por exemplo: papel higiênico, além de sujeira, falta de chuveiros, dentre outras irregularidades.

Na biblioteca, outro ponto nevrálgico das reivindicações dos estudantes, existi um grande déficit na quantidade de livros, para atender uma demanda grande de cursos e estudantes. À tônica desse ambiente de estudos é a grande quantidade de prateleiras vazias, sendo que a grande maioria dos livros que os estudantes conseguem encontrar à disposição na biblioteca, foram doações, na sua maioria de professores e de estudantes, sem falar na desatualização de alguns exemplares, como por exemplo, um livro que encontramos no setor de informática que ainda trata da desmistificação do Windows 3.1, sistema operacional esse descontinuado pela fabricante, Microsoft, há pelo menos 25 anos.

Engana-se quem acha que todos os problemas são os relatados acima, pois, existe em mãos dos estudantes, uma gama grande de outras reivindicações de suma importância para o bom aprendizado e, consequentemente, uma boa formação de bons profissionais, a saber: Laboratório, restaurante universitário, kits de enfermagem e odontológico, moradia universitária, creche e assistência em desenvolvimento de pesquisas e extensão.

Confira a galeria completa das fotos


Fonte: Walter F Fontenele / Portalphb
Foto: Walter F. Fontenele
Edição: Walter F. Fontenele/PortalPhb
Postada dia 08/06/2015 às 13:41