Portalphb - Portal de Notícias de Parnaíba,Piauí,Brasil


Órgãos do município e estado discutem poluição sonora na Câmara de Parnaíba

Atendendo o requerimento do Vereador Carlson Pessoa (PSB), foram convidados para participar da sessão da Câmara, na última segunda-feira, o coordenador da 1ª CIRETRAN de Parnaíba, Marcos Aurélio; o secretário Meio Ambiente, Carlos Eduardo Souza da Silva; Secretaria de Trânsito, Transportes e Articulação com as Forças de Segurança, Wilker Aragão Vasconcelos e Giovane Silva Seixas, Comandante da Guarda Municipal de Parnaíba. O objetivo era para darem explicações sobre o uso pelos motociclistas de descargas popularmente conhecidas como kadron.

O presidente da Câmara Municipal de Parnaíba, Gustavo Lima (PTB) deu início à sessão, passando a palavra ao vereador Carlson Pessoa, que explicou: `o motivo da proposição é chegarmos a uma solução para se fiscalizar a poluição sonora, ouvindo a população. O que mais incomoda é o barulho feito pelos canos de descarga das motos`, disse.

O coordenador da 1ª CIRETRAN de Parnaíba, Marcos Aurélio explicou que o Kadron é permitido pelo INMETRO, o que é proibido é a descarga que é chamada vulgarmente como `sem miolo`. Segundo ele as multas por poluição sonora não são aplicadas por falta do equipamento para medição de barulho, o decibelímetro. Ele falou ainda que todas as descargas irregulares são apreendidas.

O Secretaria de Trânsito, Transportes e Articulação com as Forças de Segurança, Wilker Aragão Vasconcelos destacou que blitz estão acontecendo constantemente de forma dinâmica para dar maior agilidade no atendimento à população.


Giovane Silva Seixas, Comandante da Guarda Municipal de Parnaíba informou que Parnaíba tem mais de 70 mil veículos segundo dados do DENATRAN. `E um problema de cidades que estão em crescimento e pelo fato de ter um transito com muita conturbação na área central, pelas ruas estreitas, mas as esquipes tentam viabilizar da maior forma possível a desobstrução das vias`.

secretário Meio Ambiente disse que a secretária dispõem de dois decibelímetros, e está à disposição da população 24 horas para fazer a aferição.


O vereador Gerivaldo Benício (PR) interveio aconselhando para que os aparelhos fiquem a disposição das forças de segurança, pois eles estão na rua diariamente. Segundo eles está faltando maior interação entre os órgãos de segurança e meio ambiente.


A vereadora Fátima Carmino (PT) também enxergou uma falha na comunicação entre os órgãos de segurança e parabenizou o requerimento falando que foi bem lembrado, pois é um grande problema da cidade que vem incomodando a população.


A vereadora Neta Castelo Branco (PPS) e o vereador Antônio Fortes Diniz (PRTB) parabenizaram a vinda das secretarias e coordenadores para prestar os esclarecimentos sobre essa problemática.


Finalizando a sessão o presidente Gustavo Lima (PTB) pediu que as Blitz continuem em todo ano, não somente em períodos de festas, em conjunto inclusive com a secretaria de Meio Ambiente para maior efetividade das ações em Parnaíba.


Número da guarda municipal para atendimento à população:
(86) 3323 ? 5498; De segunda a sexta: de 6h às 24h; Final de semana: De 7h às 19h.
Após as 19h no final de semana o atendimento é feito pelo 9566-5690.

Fonte: Blog do Bernardo Silva
Foto: Reprodução
Edição: Walter F. Fontenele/PortalPhb
Postada dia 11/02/2015 às 14:06