Portalphb - Portal de Notícias de Parnaíba,Piauí,Brasil


O paraíso é logo ali

A praia da Barra Grande, no município de Cajueiro da Praia é um dos paraísos do pequeno mais belo litoral do Estado do Piauí. Barra Grande é conhecida internacionalmente, inclusive com reportagem no jornal Americano, The New York Times.

Praia semi deserta na baixa temporada, com pousadas rústicas e poucos, porém simpáticos barzinhos à beira-mar. Esse será o cenário que os turistas irão encontrar ao visitar a paradisíaca praia da Barra Grande.

Esse destino turístico fica a 66 km de Parnaíba, que por sua vez fica a 326 km de Teresina. A estrada Parnaíba / Barra Grande é de boa qualidade, mas é necessário precaver-se com a presença constante de animais, principalmente no percurso mais próximo a Barra Grande, onde o número de povoados é grande e o cuidado deve ser redobrado.

A praia da Barra Grande é o Paraíso dos esportes radicais como, por exemplo, o Kitesurf, esporte muito praticado em quase todas as estações do ano. Os turistas ainda poderão aprender ás técnicas desse esporte, além é claro do aluguel e compra de alguns acessórios.

A praia é linda, limpa e, em alguns locais, quase virgem. O pequeno fluxo de turistas, fora das altas-estações, pode ser o motivo da praia da Barra Grande ser um local ainda tranquilo e muito acolhedor.

No quesito hospedagem e gastronomia o turista tem a sua disposição uma horda grande de opções de escolhas, para todos os gostos e bolsos. As pousadas, em estilo rústico, espalham-se ao longo da praia, cada uma com seu estilo próprio, mas todas mantendo o padrão rústico e bucólico, locais ideias para o refazimento das energias.

No final da tarde é costumes os pescadores começarem a chegar do alto mar com suas canoas cheias de peixes e camarões, transformando, esse momento rotineiro para os pescadores, numa grande oportunidade para os turistas ver de perto muitas variedades de frutos do mar e, registrar tudo em fotos e vídeos.

O mar da praia da Barra Grande é calmo e quase sem ondas, bom para quem viaja com crianças ou idosos ou para quem não gosta de mergulhar em ondas fortes. Quando a maré baixa um fenômeno chama a atenção de quem visita o local pela primeira vez, o mar se abre e deixa à mostra uma interminável faixa de areia, que os moradores brincam dizendo que vai dar na África. Outra atração à parte na maré baixa é o mar de corais que se espalha por uma longa faixa da praia, sendo ótimo local pra pescaria de linha e anzol. Recomenda-se o uso de um bom calçado para quem for se aventurar a andar nos corais.

Nossa dica de hospedagem na belíssima praia da Barra Grande é o Hotel Pousada do Muálem, um hotel com chalés e apartamentos bem próximo ao mar, com uma gastronomia de primeira qualidade, bons preços e um atendimento personalizado.

Confira a galeria completa das fotos


Fonte: Walter F Fontenele / Portalphb
Foto: Walter F. Fontenele
Edição: Walter F. Fontenele/PortalPhb
Postada dia 02/01/2015 às 16:02