Portalphb - Portal de Notícias de Parnaíba,Piauí,Brasil


Nem sempre o problema é da administração pública

O Porto das Barcas é o berço da cidade de Parnaíba e um dos locais mais visitados pelos turistas que aproveitam os fins de tarde para contemplar o por do sol.

Educação ambiental e sustentabilidade são termos da realidade da sociedade brasileira e mundial. Infelizmente essa tão falada educação ambiental é mais teoria do que prática em praticamente todas as cidades, principalmente em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, como é o caso do Brasil.

Parnaíba não foge à regra dos grandes centros no quesito educação ambiental. Por todas as partes e por todos os cantos onde existi natureza exuberante da nossa região nos deparamos com a falta de educação de moradores locais e de visitantes, que deixam suas marcas pelos locais por onde passam.

O Porto das Barcas, no centro histórico de Parnaíba, é um bom exemplo dessa falta de educação. Os dejetos deixados nos rios e mananciais, à primeira vista podem parecer inofensivos à natureza, mas com o passar dos anos esses materiais, de difícil degradação, vão matando rios, lagos, mangue e mananciais afetando assim toda uma rede de cadeia alimentar formada pelos microrganismos, peixes, crustáceos e diversas espécies de plantas.


Campanhas educativas

Não é uma tarefa fácil, mas é preciso que seja feita. O governo federal, estadual e principalmente municipal, precisam, em caráter de urgência, implantar campanhas socioeducativas para tentar conscientizar à população da necessidade de preservar o meio ambiente, fundamental para uma cidade que vive à base do turismo, como é o nosso caso.

Essas campanhas são simples e não irão onerar tanto assim o orçamento da cidade, sendo considerada, não como uma despesa, mas sim, como um investimento de longo prazo que, com certeza, trarão frutos para as novas gerações, gerações essas que serão pessoas mais desenvolvidas e preocupadas com a nossa casa, a terra.

Fonte: Walter F Fontenele / Portalphb
Foto: Walter F. Fontenele
Edição: Walter F. Fontenele/PortalPhb
Postada dia 20/12/2014 às 19:58