Portalphb - Portal de Notícias de Parnaíba,Piauí,Brasil

Secretaria de Educação adota regime especial de aulas não presenciais

Todas as Escolas foram preparadas para o atendimento, passando inclusive por um processo de sanitização pelos profissionais da Saúde

Por determinação do Prefeito de Parnaíba, Dr. Francisco de Assis de Moraes Souza (Mão Santa) a Secretaria Municipal de Educação implantou, no mês de Março do corrente ano, as aulas não presenciais para os alunos da Rede Municipal de Ensino. A implantação da metodologia de aulas remotas foi motivada pela disseminação do Novo Corona Vírus (COVID-19), evitando assim prejuízos para a Educação do Município, fazendo cumprir os 200 dias letivos obrigatórios por Lei.

Para implantar a Metodologia de aulas não presenciais foi realizada uma readaptação no Calendário Letivo de 2020, aprovado pelo Conselho Municipal de Educação - CME. Segundo o Secretário Municipal de Educação, Rafael Alves de Sousa,

- foram muitas as dificuldades para implantação de uma Metodologia remota em nossas escolas, mas depois de implantada mostrou-se fundamental para o aprendizado dos alunos, além é claro de não prejudicar o ano letivo, pontou o Secretário.

Para por em prática o sistema de aulas remotas foram necessárias à utilização, além dos materiais didáticos tradicionais, de tecnologias digitais que auxiliam professores, alunos e pais na rotina de aprendizado em casa, levando-se em conta a realidade e as particularidades de cada escola.

Para a Pedagoga e Psicóloga Luciana Goes, diretora da Educação Inclusiva e que trabalha com 330 alunos em 20 salas de Atendimento Educacional Especializado - AEE, os desafios impostos pela Pandemia exigiram esforços redobrados para minimizar os prejuízos no aprendizado dos alunos.

- Trabalhamos sempre no contra turno, ou seja, os alunos que estudam pela manhã participam dos atendimentos à tarde e os que estudam à tarde são atendidos pela manhã. É necessária uma preparação especial para os atendimentos, assim sendo nossa equipe se reúne semanalmente através do "Whatsapp" para o planejamento das atividades, pontou Luciana.

- Para que tudo isso funcione a contento é imprescindível à participação das mães no processo de aprendizagem. Além de estimular os alunos é preciso também conscientiza-las, pois a participação e a interação da família no processo de educar enriquece o processo de aprendizagem. Vale ressaltar que nossos atendimentos atendem a alunos de várias faixas etárias desde crianças, adolescentes até os adultos. Nossa equipe atende de duas a três vezes por semana, sendo esses atendimentos individuais ou em grupos. Por conta da Pandemia foi necessária à criação de um calendário especifico para atender a essa situação e esperamos ansiosamente que tudo volte ao normal o mais rápido possível, disse.

O Secretário de Educação, Rafael Alves de Sousa esclarece ainda,

- Temos consciência que nada substitui o modelo presencial de aulas, ou seja, a interação Professor/aluno é insubstituível e não podemos dizer que teremos um bom aproveitamento esse ano, mas por determinação do Prefeito Mão Santa, estamos tentando minimizar o máximo o impacto dessa pandemia na Educação de nossos alunos, disse.

Mesmo diante das adversidades impostas pelo quadro sanitário mundial o novo Calendário estabelece que as aulas terminem dia 23 de Dezembro, evitando assim adentrar em 2021, o que, com certeza, comprometeria as férias de Janeiro.

Fonte: Walter Fontenele / Portalphb.com.br



Fonte: Portalphb.com.br
Foto: Divulgação
Edição: Walter F. Fontenele/PortalPhb
Postada dia 05/08/2020 às 09:13